Nossa equipe realizou a produção local da pré-estreia de Bacurau no Povoado Barra-Parelhas/RN, comunidade escolhida para ser o set de filmagens da produção pernambucana dirigida por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.
A produção geral foi da Vitrine Filmes, distribuidora de Bacurau no Brasil, com produção local da Cinemateca Potiguar, apoio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte e Prefeitura de Parelhas.
Realizamos visita técnica ao local no dia 15 de agosto de 2019, na qual tivemos uma reunião de planejamento com a equipe da Prefeitura de Parelhas, e seguimos para o Povoado Barra juntamente com os representantes do Corpo de Bombeiros da cidade, para definir detalhes técnicos da ação, como identificação de pontos de energia, melhor localização da tela, geradores, itens de segurança e público.
Num breve bate-papo, o roteirista e diretor falou sobre a sua satisfação em estar de volta à comunidade que serviu de locação para Bacurau, e que manteve contato com as pessoas após a despedida pós-filmagens.
Quando apresentado à equipe da Cinemateca Potiguar, apontou a importância das instituições responsáveis pela preservação e memória, um dos temas de Bacurau, chamando atenção para a cidade fictícia que mantinha sua dignidade em torno da escola, ambulatório e museu.
Kleber ainda fez observações sobre o acesso às produções audiovisuais e a necessidade de diversidade nas salas de exibição.
A exibição aconteceu no dia 22 de agosto de 2019, aberta e gratuita para pessoas da região que trabalharam em diversas funções, como prestadores de serviço e figurantes, para conferir o resultado das filmagens e se ver na tela.
O Povoado Barra, que conta com menos de cem habitantes, acompanhou Bacurau junto a um público estimado em 2.300 pessoas e parte do elenco, além dos diretores.
Às pessoas que receberam nossa equipe tão bem, o mais sincero agradecimento da Cinemateca Potiguar.
Pelo abrigo, pela internet compartilhada, pelo café, mas principalmente por todo o carinho e respeito.
Sem vocês, nosso trabalho não teria sido possível.
Abraço de Maré. Direção: Victor Ciríaco.
Em Torno do Sol. Direção:
José Bezerra. Direção:
Sementes do Nosso Quintal. Direção:
Estrondo. Direção:
No Mato das Mangabeiras. Direção:
Voos na Praia do Amor em Pipa. Direção:
Flor do Amador. Direção:
Lugar de Lixo É no Lixo. Direção:
11 filmes da série “Território do Brincar”. Produção:
Série de 12 curtas da SOS Mata Atlântica "A Natureza e... Produção
Exibimos a segunda temporada da websérie potiguar SEPTO, seguida de um lanche coletivo, e finalizando com um bate-papo com a equipe de produção a respeito da prática de como produzir uma websérie.
A obra com temática LGBTQ+ virou assunto entre os jovens potiguares e ganhou reconhecimento e prêmios nacionais e internacionais.
Septo é uma produção do Coletivo Caboré Audiovisual e a 2ª temporada teve direção de Tereza Duarte, Babi Baracho e André Santos.
A exibição aconteceu no dia 1º de agosto, das 15h às 18h.
Babi Baracho - Direção Geral e Produção Executiva
Alice Carvalho - Roteiro, Atuação e Coordenação de Marketing
André Santos - Direção
Tereza Duarte - Direção
Luiza Oest - Produção
Gustavo Guedes - Fotografia
Edo Sadiistic - Logagem
Marília Clara Albuquerque - Montagem
Ricardo Felix - Desenho de Som e Mixagem
Alex Rodrigues - Finalização